(31) 3541-8849 / (31) 984154710
O cabeamento estruturado é chamado de 'KET', que estuda e disposição dos cabos de forma organizada com conectores e meio de transmissão tanto para redes de telefonia e informática. A intenção é que toda essa estrutura permita a ligação de rede como estações, impressoras, servidores, telefones, hubs, switches e roteadores. Normalmente os conectores são RJ45 ou cabo UTP com mídias-padrão de transmissão.
Com essa estrutura os serviços de dados de voz podem ser integrados facilitando o redirecionamento de caminhos diferentes dos sinais de um mesmo complexo.
É preciso que a estrutura de cabeamento siga regras e padrões como as da TIA (Telecommunications Industry Association) e EIA (Eletronic Industries Alliance). Dessa maneira é crucial que toda a instalação seja feita por profissionais especializados nessa área.
Além disso, segundo o portal de Segurança e Tecnologia da informação, existem as seguintes normatizações para a instalação de cabeamento estruturado:
1 - TIA;
2 - ANS;
3 - ISO;
4 - EIA;
5 - IEEE;
6 - ABNT.
Para empresas essa estrutura de cabeamento é muito útil, afinal ela organiza e padroniza a disposição de uma rede de cabos. Em todos os locais que forem necessários podem ser instalados pontos de rede. Se o cliente não quiser, não é preciso deixar todos os pontos ativos, mais instalá-los em maior quantidade a fim de que, futuramente, outros pontos sejam adicionados.
Normalmente o sistema possui seis subsistemas com especificidades de instalação:
• Área de trabalho;
• Cabeamento horizontal;
• Cabeamento vertical;
• Sala de equipamentos;
• Armário de telecomunicações;
• Entrada de facilidade.
Apenas uma equipe especializada, como a da Minas Tecnologia, poderá realizar a instalação de cabeamento estruturado com qualidade.